Estética Dental

O que é?

Consiste em criar ou devolver a harmonia do sorriso com tratamentos restauradores em porcelanas ou resinas compostas, devolvendo função correta e formas ideias aos dentes em conjunto com os planos da face.

O tratamento é multidisciplinar, pois engloba especialidades como Prótese Dentária, Dentística Restauradora, Ortodontia e Periodontia que se complementam no dia-a-dia da clínica odontológica. Pode ser aplicada tanto para dentes unitários como para grandes reabilitações orais,e tem como objetivo devolver anatomia, cor, textura, função ideal dos dentes na arcada e a inter-relação com a gengiva e lábios.

Para cada paciente são realizadas fotografias dos dentes e da face, radiografias, escaneamentos e produção de modelos para um planejamento individualmente personalizado de forma analógica ou digital, levando em consideração o desejo do paciente.

Abrange desde tratamentos simples, como o clareamento dental e procedimentos minimamente invasivos, como reparos restauradores por alterações na anatomia dos dentes, utilizando resinas compostas ou até mesmo facetas de porcelana (lentes de contato dentais), ou tratamentos reabilitadores maiores, criando um novo sorriso confiante, com melhor suporte labial, simetria dental e saúde geral, conseqüentemente induz a melhora da auto-estima e a qualidade de vida dos pacientes.

O que são lentes de contato?

Lentes de contato dental são películas resistentes de aproximadamente 0,3mm a 0,7mm de espessura, confeccionadas em porcelana, que através de um forte processo de adesão têm como objetivo final corrigir as imperfeições dos dentes ou a forma do sorriso.

O que são Facetas?

Facetas são peças mais espessas de porcelana, ou em resina composta, em média com 0,7mm a 1,2mm de espessura, que também sofrem um forte processo de adesão à estrutura dental. Exige um maior desgaste no preparo, porém são mais indicadas em dentes extensamente restaurados, fraturados, fechamentos de diastemas (espaços) ou mesmo dentes anatomicamente desfavoráveis.

Perguntas frequentes

1. Quais os cuidados devo ter com as lentes de contato ou facetas?

Os mesmos cuidados que o paciente teria com os dentes naturais, boa higiene bucal com uma boa escovação e uso de creme dental não abrasivo além do uso de fio dental.

Como se trata de um substrato aderido a superfície do dente deve se evitar força horizontal de tração ou alavanca, minimizando assim o risco do descolamento, fraturas ou mesmo riscos na porcelana (ex. roer a unha, ranger os dentes ou alimentos muito duros.

2. Quanto tempo dura este trabalho?

Depende de vários fatores. O cuidado em todo processo durante a confecção e acabamento da peça pelo laboratório e pelo dentista quanto o uso no dia a dia do paciente. Estudos recentes descrevem durabilidade média em torno de 8 há 10 anos em pacientes sem hábitos parafuncionais e controlados.

3. É realizado desgaste no dente?

Quando o trabalho é somente aditivo não é necessário desgaste, porém quando o dente apresenta forma inadequada ou restauração, um desgaste para adequação minimamente invasivo se faz necessário.

4. Vai escurecer ou manchar?

Também depende de alguns fatores e hábitos, mas a grande maioria das pessoas conseguem manter a cor estável.

5. O tratamento é rápido?

Após avaliação e planejamento (normalmente digital), realizamos o test drive e com a aprovação do paciente realizamos os primeiros procedimentos de preparo e moldagem. O laboratório de prótese recebe rapidamente e começa a confecção. Em média de uma semana o trabalho deve estar concluído.

O que é clareamento dental?

O clareamento dental é um procedimento odontológico com finalidade estética, onde o esmalte do dente mais claro transmite uma aparência mais saldável e agradável.

Clareamento caseiro ou no consultório?

Não existem grandes diferenças entre eles no que se refere resultado, o que diferencia um do outro é a técnica aplicada. No consultório as sessões são realizadas pelo Cirurgião Dentista que utiliza produtos de maior concentração que podem ou não ser potencializados pelo laser.

No consultório o controle do tratamento é realizado coma devida proteção nos tecidos bucais, evitando contato do gel clareador com a mucosa da boca através do isolamento gengival com material específico.

No clareamento caseiro,primeiramente o Cirurgião Dentista solicitará ao laboratório moldeiras individuais, (estas serão feitas depois de uma moldagem ou escaneamento realizada no consultório), após ajuste desta moldeira, o paciente recebe o gel clareador e será responsável pela aplicação em casa.

Como ocorre o processo de clareamento dos dentes?

Ocorre uma reação química entre o agente clareador,peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio, isso ocorre a partir do momento em que o produto entra em contato com o dente, ele é absorvido e quebra as moléculas de pigmentos da dentina, tal processo tem como resultado o clareamento dos dentes. Quando realizado corretamente não irá afetar a saúde dental.

Perguntas frequentes

1. A partir de que idade é recomendado o clareamento?

A partir dos 16 anos de idade, pois é quando ocorre a completa formação da câmara pulpar, onde teremos um esmalte menos permeável, isso pode resultar em hipersensibilidade, caso o procedimento seja executado.

2. Existe alguma restrição, ou qualquer pessoa pode fazer o clareamento?

Sim existe.

O clareamento não é indicado para:

  • Gestantes ou lactantes;
  • Fumantes;
  • Pessoas que sofrem de hipersensibilidade dentinária;
  • Pessoas que passaram por quimioterapia ou radioterapia recentemente;
  • Casos de hipoplasia de esmalte (pode ser ocasionado por fator sistêmico, porém quando atinge os dentes o alvo é o esmalte dental que se caracteriza por apresentar manchas brancas, manchas acastanhadas discretas ou mais evidentes e podem acometer um dente ou um grupo de dentes);
  • Alguns casos de fluorose dentária.

3. É preciso fazer manutenção do clareamento?

Sim, os dentes irão voltar a escurecer ou amarelar com o passar do tempo, naturalmente os dentes ficam amarelados em razão da idade e também da alimentação. Por isso é aconselhável que seja feita a manutenção do clareamento, o que chamamos de re-clareamento.

4. É possível manter os dentes brancos por mais tempo?

Para manter os dentes mais brancos por um tempo maior certos hábitos e alimentos que provocam manchas e amarelam os dentes devem ser evitados, portanto, o tempo de duração do clareamento vai depender do cuidado do paciente, podendo durar mais ou menos tempo.

Importante!

Para um tratamento seguro, seja qual for o procedimento, o ideal é seguir a orientação do Cirurgião Dentista, que irá avaliar a saúde e as condições da estrutura dental, caso o clareamento não seja a melhor indicação ele indicará outras alternativas para melhorar a estética do seu sorriso.

O que é restauração?

É um procedimento realizando também em resina composta com o intuito de devolver ao dente a sua função e forma natural quando afetado por cárie, por fratura, por desgaste ou por restauração antiga inadequada.O dentista remove a parte deteriorada, descontamina a área em questão e preenche a cavidade limpa com material restaurador.

Manutenção

Para o sucesso e durabilidade de todos os trabalhos realizados, é necessário o comprometimento do paciente com as revisões indicadas pelo Cirurgião Dentista, bem como manter uma rotina de higiene oral adequada e evitar hábitos nocivos como roer unhas, ranger os dentes, morder tampinha de caneta, cigarros, entres outros.

Sobre nós

Nosso corpo clínico é composto por renomados mestres e especialistas em várias áreas da Odontologia, onde a missão é aliar o conhecimento, experiência, ética e alta tecnologia em benefícios aos nossos clientes. Entendemos que todo tratamento apresenta necessidades básicas como manutenção da saúde, função mastigatória e estética do sorriso em harmonização com a face, o que eleva a autoestima e melhora a qualidade de vida, buscando desta forma encantar cada paciente.

Agende uma avaliação