Ortodontia

É a especialidade da Odontologia que trata da prevenção e tratamento de problemas gengivais e osso de suporte dos dentes, evitando assim perdas dentárias precoces, retrações gengivais e inflamações periodontais.

1. Dente saudável, com gengiva e periodonto saudável.

2. Dente com inicio de gengivite, gengiva sangrante, e um pouco de formação de tártaro.

3. Dente com periodontite moderada, dente com gengivite moderada já com um pouco de perda óssea e formação de tártaro.

4. Dente com periodontite avançada com alto nível de perda óssea, grande formação de tártaro e gengiva inflamada.

Profilaxia

Tratamentos realizados

Os tratamentos realizados dentro da periodontia vão desde as limpezas periódicas com orientações de higiene a raspagens cirúrgicas ou não. Cirurgias de enxertos gengivais e regenerações ósseas também são de competência do Periodontista.

Início de bolsa periodontal com perda óssea

Pra quem é indicado?

Todos os pacientes que apresentarem sangramentos gengivais, dentes amolecidos e retrações gengivais têm indicação para tratamento periodontal.

Ao contrário do que a maioria dos pacientes pensa, os hábitos de higiene devem ser intensificados e deve-se procurar um cirurgião dentista o mais breve possível.

Nem sempre, um exame apurado feito pelo Periodontista vai dizer qual será o tratamento correto a ser instituído.

Existe sim um componente genético que pode favorecer o aparecimento de problemas periodontais, mas não apenas isso define se alguém terá ou não esse problema.

4. O tratamento é sempre cirúrgico? É dolorido?

O tratamento nem sempre é cirúrgico, se o problema for detectado no início os tratamentos são menos invasivos. Independentemente de serem cirúrgicos ou não, técnicas anestésicas serão empregadas para proporcionar conforto para o paciente.