Reabilitação Oral

O que é?

A área de prótese e reabilitação oral envolve desde a restauração parcial de um dente, até todos os dentes de um arco. Seja através de próteses removíveis, próteses totais, próteses sobre implantes ou mesmo laminados cerâmicos.

A reabilitação das funções de mastigação, fonética, estética, está relacionada não só aos dentes, mas a todo o sistema estomatognático, que envolve: musculatura, articulação temporomandibular, ossos e sistema neuromuscular de cabeça e pescoço. Por isso, quando uma reabilitação é necessária, deve ser realizado um planejamento individual e restabelecimento de todas estas funções de acordo com técnicas previstas na literatura, devolvendo segurança, saúde e também autoestima ao paciente.

Prótese total

Conhecida como dentadura, pode ser indicada para pacientes que perderam todos os dentes. É planejada de acordo com referências estéticas e funcionais de cada indivíduo . Apesar de ser uma técnica relativamente mais simples que uma prótese sobre implantes, apresentar menor custo, e devolver estética, tem a desvantagem de ser removível, dependendo do caso não devolvendo função mastigatória adequada.

Próteses fixas sobre dentes

Este tipo de tratamento envolve desde de laminados cerâmicos (facetas) para pacientes que buscam melhorias estéticas em dentes anteriores, até reabilitação de todos os dentes quando há desgastes excessivos, com resina ou porcelana. Existem diversas técnicas e materiais que são escolhidos de acordo com a necessidade e possibilidade individual.

Próteses sobre implantes

Os implantes ósseo integráveis são uma melhoria na fixação das próteses, sejam unitárias, de vários dentes, ou todos os dentes de um arco. Apresentam-se como a melhor opção para substituir dentes perdidos, que precisam ou já foram extraídos.

Perguntas frequentes

1. Quanto tempo leva um tratamento protético?

Depende muito do tipo de reabilitação selecionada para o caso específico. Uma prótese total (dentadura) ou facetas cerâmicas anteriores podem ser tratamentos mais rápidos. Reabilitações que envolvem cirurgias de enxerto por exemplo levam meses, devido ao respeito que deve-se ter com a biologia.

2. Quais os benefícios de fazer um tratamento extenso como uma reabilitação?

A perda de dentes ou mesmo os desgastes dos mesmos, provoca alterações faciais, musculares, articulares, que provocam dor, problemas mastigatórios e também estéticos. Quando os novos dentes reestabelecem os padrões corretos, a função é devolvida, o conforto e a autoestima também.

3. Qualquer pessoa pode fazer laminados cerâmicos, as “lentes de contato” ?

Não, apesar de estar sendo muito divulgado e banalizado, é um tratamento que envolve desgastes dentários, mesmo que mínimo, mas não há volta. Por isso precisa ser planejado por um profissional capaz, para que seja indicado o tratamento de forma ética e responsável.

Sobre nós

Nosso corpo clínico é composto por renomados mestres e especialistas em várias áreas da Odontologia, onde a missão é aliar o conhecimento, experiência, ética e alta tecnologia em benefícios aos nossos clientes. Entendemos que todo tratamento apresenta necessidades básicas como manutenção da saúde, função mastigatória e estética do sorriso em harmonização com a face, o que eleva a autoestima e melhora a qualidade de vida, buscando desta forma encantar cada paciente.

Agende uma avaliação